quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Biografia

Esta foi a biografia que eu e mais três colegas fizemos numa aula de CLC.
Escolhemos uma fotografia entre muitas, e depois de trocarmos algumas ideias foi este o final.

Mário Gonçalves Mendes, nasceu no dia 29 de Outubro de 1965, na Covilhã.
Foi criado no Lar da Criança, uma vez que os seus pais o abandonaram. Nunca teve o amor, nem a compreensão dos outros, a não ser da sua esposa com quem casou em 1990.
Mimi, nome artístico da sua esposa, trapezista, no circo Mário Mendes, que ele próprio fundou no ano de 1992. Com ela teve sete filhos, Carlos, Carla, Dora, Filipa, Catarina, João e Miguel.
No circo a sal função era divertir os outros, ser palhaço era a maneira que ele conseguia superar a sua infância perdida.
Ao fim de longos anos de sucesso, a família caiu em desgraça. João, durante a sua actuação, no poço da morte teve um acidente e faleceu. Momento doloroso para toda a família, porém conseguiram superara com o apoio de todos, principalmente da sua base, Mimi.
No ano de 2004 foi encontrado um tumor maligno no cérebro de Mimi. Passados seis meses e feitos todos os tratamentos possíveis, Mimi não resistiu e faleceu.
Em 2006, Dora casou-se com um amigo de infância, do qual nasceu Bruna. Foi Bruna que trouxe novamente a alegria a casa.
Em 2008, Mário conseguiu realizar o sonho de Mimi, ao proporcionar momentos de felicidade e muitos sorrisos na face das crianças do Lar da Criança.
Nesses mesmo ano Mário doou uma quantia elevada para assegurar o futuro dessas crianças.
Neste momento, o circo continua a fazer sucesso, onde todos os elementos da família participam, inclusive Bruna.
Este é um homem orgulhoso pela família que tem.


Eu adorei a realização deste trabalho, foi logo ao início e mal nos conhecíamos. Eu penso que este trabalho fez com que nos conhecêssemos, pois ao fazermos uma biografia sobre uma pessoa que não conhecíamos, acabamos por pôr, inconscientemente, um pouco de nós, da nossa vida dessa vida, pequenos traços da nossa personalidade, momentos que nos foram marcantes durante a nossa vida. Acabamos por contar um pouco de nós, que provavelmente numa primeira conversa não iríamos contar.

domingo, 16 de novembro de 2008

Retrato Social



Numa sessão com a Catarina, estivemos a ver um filme que falava nas mudanças do nosso mundo actual com o que se passava à uns anos atrás.

Na minha opinião a grande revolução que se deu foi devido à entrada das mulheres no mercado de trabalho, que assim adquiriram igualdade e liberdade. Deixaram de ser dominadas pelo machismo e ganharam opção de escolha. À uns anos atrás as mulheres eram reprimidas pelos maridos, não tendo qualquer autoridade, tinha de tratar bem da casa e dar atenção à educação e crescimento dos filhos. As famílias não iam de férias, aos seus filhos não eram permitido sair a noite como acontece hoje em dia, nem tinham tanto poder de escolha a nível de diversão nocturna, como acontece hoje em dia.
Com a mudança, acabaram por perder esse controle, tendo de contratar empregada doméstica e pôr os filhos em colégios por exemplo. No entanto, nos nossos dias é quase impossível um casal conseguir fazer algumas economias, endividando-se em empréstimos e mais empréstimos.
Hoje em dia falar de sexo já não é um tabu, e os jovens iniciam a sua vida sexual cada vez mais cedo, não tendo muitas vezes a informação suficiente que deveriam ter. Mas a linguagem dos pais não é a mesma dos filhos, o que cria uma barreira no diálogo. È difícil para muitos pais conseguir arranjar as palavras certas para chegarem até aos filhos.
Quem diz o sexo diz também o álcool, e as drogas que, neste momento, estão mais acessíveis sendo muito fácil obtê-los.

Em suma, houve mudanças boas e más, umas trazem as outras.

Reuni, algumas dessas mudanças nos esquemas publicados.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Técnica da Genética

Numa sessão com a Marta ela entregou-nos uma ficha que nos dava a conhecer uma lista das novas tecnologias genéticas.

Eu resolvi falar de uma delas aqui.

Xenotransplante

Xenotransplante é o nome que se dá ao transplante de órgãos entre diferentes espécies. Por exemplo, um cão e um porco não podem acasalar e dar origem a descendentes viáveis, mas pode fazer-se um transplante de um para o outro.

O transplante feito entre animais da mesma espécie mas geneticamente diferentes, dá-se o nome de alotransplantes. Nos humanos este tipo de transplante tem um papel muito importante quando envolve órgão, como por exemplo, os rins, o fígado, o coração, a medula óssea. Com isto as pessoas tinham uma esperança de vida maior, como também a duração da mesma.

Claro que isto seria óptimo se fosse assim tão linear, e como em tudo, também tem os seus contras. Um deles é o facto de poder vir a surgir problemas clínicos aos receptores, pois o corpo pode vir a rejeitar o órgão. Apesar de hoje em dia haver inúmera publicidade apelar às pessoas que doem sangue, que doem órgãos, o número de dadores não aumento. Muita gente não está informada, muita gente só se lembra quando acontece a alguém mais próximo.

Neste momento, o transplante das válvulas do porco para o Homem já é um sucesso, mas poderá trazer problemas, como vírus que possam vir do porco e sejam letais para o Homem.

Existe também outro factor, que eu penso que é o que mais influência as pessoas, é os problemas éticos que este tema causa.

Primeiro porque seria um assunto muito falado, toda a gente tinha uma opinião dar, e muitas vezes a nossa opinião pode ficar comprometida por ouvirmos tanta especulação e não irmos nós próprios em busca das respostas às nossas perguntas. Se calhar para já não será possível, mas quem sabe para os nossos filhos..

Certas religiões eram incapazes de aceitar, e os seus crentes sacrificam a própria vida, e a vidas dos seus entes queridos por isto, por não serem aceites.

Em segundo, levanta-se a questão se nós, seres humanos somos superiores aos animais. Com que direito podemos nós sacrifica-los para o nosso bem-estar. Se tudo é um ciclo, nascer, viver e morrer, temos o direito de terminar antecipadamente com a vida de um animal?

O xenotransplante ainda está pouco desenvolvido, mas à medida que a ciência vai avançando, maior será o conflito social que virá.


Deixo aqui uns sites para quem se quiser informar melhor.

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/doacao+de+orgaos+e+transplantes/default.htm


http://www.ipsangue.org/




terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ontem chegamos a meio da sessão e a Marta disse que nos iria ajudar a criar um blogue.
Confesso que não me agradou muito a ideia, eu não gosto muito de falar de mim, mas depois pensei "porque não experimentar?",e aqui estou.

Vou tentar actualizar o blogue todos os dias, ou com a maior frequência possível.
Vou pôr imagens, textos, músicas ou frases que me identifique com elas, e assim voces também ficam a conhecer um pouco de mim.

Fico-me por aqui.
Espero que venham a gostar de vir aqui ao meu cantinho.

Beijinhos