quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Biografia

Esta foi a biografia que eu e mais três colegas fizemos numa aula de CLC.
Escolhemos uma fotografia entre muitas, e depois de trocarmos algumas ideias foi este o final.

Mário Gonçalves Mendes, nasceu no dia 29 de Outubro de 1965, na Covilhã.
Foi criado no Lar da Criança, uma vez que os seus pais o abandonaram. Nunca teve o amor, nem a compreensão dos outros, a não ser da sua esposa com quem casou em 1990.
Mimi, nome artístico da sua esposa, trapezista, no circo Mário Mendes, que ele próprio fundou no ano de 1992. Com ela teve sete filhos, Carlos, Carla, Dora, Filipa, Catarina, João e Miguel.
No circo a sal função era divertir os outros, ser palhaço era a maneira que ele conseguia superar a sua infância perdida.
Ao fim de longos anos de sucesso, a família caiu em desgraça. João, durante a sua actuação, no poço da morte teve um acidente e faleceu. Momento doloroso para toda a família, porém conseguiram superara com o apoio de todos, principalmente da sua base, Mimi.
No ano de 2004 foi encontrado um tumor maligno no cérebro de Mimi. Passados seis meses e feitos todos os tratamentos possíveis, Mimi não resistiu e faleceu.
Em 2006, Dora casou-se com um amigo de infância, do qual nasceu Bruna. Foi Bruna que trouxe novamente a alegria a casa.
Em 2008, Mário conseguiu realizar o sonho de Mimi, ao proporcionar momentos de felicidade e muitos sorrisos na face das crianças do Lar da Criança.
Nesses mesmo ano Mário doou uma quantia elevada para assegurar o futuro dessas crianças.
Neste momento, o circo continua a fazer sucesso, onde todos os elementos da família participam, inclusive Bruna.
Este é um homem orgulhoso pela família que tem.


Eu adorei a realização deste trabalho, foi logo ao início e mal nos conhecíamos. Eu penso que este trabalho fez com que nos conhecêssemos, pois ao fazermos uma biografia sobre uma pessoa que não conhecíamos, acabamos por pôr, inconscientemente, um pouco de nós, da nossa vida dessa vida, pequenos traços da nossa personalidade, momentos que nos foram marcantes durante a nossa vida. Acabamos por contar um pouco de nós, que provavelmente numa primeira conversa não iríamos contar.

1 comentário:

Rute Barrocas disse...

Realmente este foi um trabalho em que podemos conhecer um pouco da personalidade de cada um. É impossivel que não coloquemos um pouco de nós mesmos quando estamos a inventar a história de alguém, um bocadinho de cada um de nós fica preso na história.
Parabéns pela criatividade. No final acabou por ser uma história de vida que toca no coração e que tem situações que vemos todos os dias. A doença, a tragédia familiar, o abandono dos filhos e acima de tudo, o que nos move, o amor. Foi uma biografia muito bem conseguida! Parabéns!