segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Evolução

No dia 3 de Novembro, na sessão de STC, falamos sobre a evolução, e estudamos as Teorias de Lamarck e de Darwin. Aqui estão elas.

Lamarck

Jean Baptiste Lamarck nasceu no dia 1 de Agosto de 1744 na cidade de Bazentin, em França, e faleceu no ano de 1829, em Paris. Foi um importante biólogo, pois seus estudos contribuíram muito para a sistematização dos conhecimentos da História Natural.

As teorias que Lamarck desenvolvia era teorias transformistas, pois partiam do princípio que os seres vivos evoluíam e se transformavam. Desta forma, os seres vivos que possuíam as características menos favoráveis iam-se transformando até obterem as características perfeitas para determinado ambiente.

Teorias de Lamarck


• Teoria do Uso e Desuso.


Esta teoria diz-nos que os órgãos menos utilizados durante a vida de um animal vão-se atrofiando com o passar do tempo, chegando mesmo a desaparecerem.
Por outro lado, os órgãos mais utilizados, cujas funções são fundamentais para a sua sobrevivência vão ganhando mais força e vão desenvolver-se mais.
Para explicar esta teoria, Lamarck deu o exemplo das girafas:

“Estes animais, necessitando obter seus alimentos no topo de árvores altas, fortaleciam com tempo (de gerações para gerações) o pescoço e, por isso, tinham esta parte do corpo bem desenvolvida. “

• Teoria das características adquiridas

Lamarck afirmava que o meio ambiente está em constante mudança e evolução, sendo assim, o corpo dos seres vivos estava preparado para se alterar consoante as modificações que o meio ia sofrendo.
As modificações adquiridas por uma espécie eram transmitidas de geração em geração. Em suma, as modificações do meio ambiente vão “forçando” e gerando necessidades de transformações anatómicas, orgânicas e comportamentais nas espécies.


Estas teorias que Lamarck apresentou influenciaram os estudos evolucionistas de Darwin. Este chegou mesmo a elogiar as teorias de Lamarck.
Na metade do séc. XX começaram os estudos na área da genética e da hereditariedade que invalidaram as teorias de Lamarck.

Darwin

Charles Darwin nasceu em Shewsbury, Shropshire, no ano de 1809 e faleceu em Down, Kent, em 1882.
Era um naturalista britânico, mas em 1831 começa aprender muito sobre botânica e é chamado para participar numa expedição de Beagle.
Nessa viagem Darwin forma a sua colecção de naturalista, acumula observações práticas e modifica os postulados teóricos básicos da ciência biológica da época. Aos 27 anos, de regresso a Inglaterra, decide dedicar a sua vida à ciência. Em 1842, com a herança paterna, retira-se para uma casa no campo, onde vive consagrado ao estudo até à morte.

No seu estudo Origem das Espécies, Darwin formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma selecção natural- que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes.
Assim, as espécies com as características mais favoráveis são aqueles que vão sobreviver.

Ele dizia que se a natureza escolhia as características mais favoráveis, que os próprios indivíduos também o faziam, por exemplo, no acasalamento também as fêmeas escolhem o macho que lhes apresente melhor características, chamando-lhe de Selecção Sexual.

E ainda com mais facilidade, também o Homem faz selecção, quando por exemplo quer cruzar pássaros, escolhendo os mais bonitos, e mantendo-os juntos, chama-se a isto Selecção Artificial.

Sem comentários: