domingo, 16 de novembro de 2008

Retrato Social



Numa sessão com a Catarina, estivemos a ver um filme que falava nas mudanças do nosso mundo actual com o que se passava à uns anos atrás.

Na minha opinião a grande revolução que se deu foi devido à entrada das mulheres no mercado de trabalho, que assim adquiriram igualdade e liberdade. Deixaram de ser dominadas pelo machismo e ganharam opção de escolha. À uns anos atrás as mulheres eram reprimidas pelos maridos, não tendo qualquer autoridade, tinha de tratar bem da casa e dar atenção à educação e crescimento dos filhos. As famílias não iam de férias, aos seus filhos não eram permitido sair a noite como acontece hoje em dia, nem tinham tanto poder de escolha a nível de diversão nocturna, como acontece hoje em dia.
Com a mudança, acabaram por perder esse controle, tendo de contratar empregada doméstica e pôr os filhos em colégios por exemplo. No entanto, nos nossos dias é quase impossível um casal conseguir fazer algumas economias, endividando-se em empréstimos e mais empréstimos.
Hoje em dia falar de sexo já não é um tabu, e os jovens iniciam a sua vida sexual cada vez mais cedo, não tendo muitas vezes a informação suficiente que deveriam ter. Mas a linguagem dos pais não é a mesma dos filhos, o que cria uma barreira no diálogo. È difícil para muitos pais conseguir arranjar as palavras certas para chegarem até aos filhos.
Quem diz o sexo diz também o álcool, e as drogas que, neste momento, estão mais acessíveis sendo muito fácil obtê-los.

Em suma, houve mudanças boas e más, umas trazem as outras.

Reuni, algumas dessas mudanças nos esquemas publicados.

1 comentário:

Rute Barrocas disse...

Fizemos este trabalho juntas por isso conheço bem a tua opinião e concordo com ela.
Muita coisa mudou, tanto para melhor como para pior. O mundo está em constante mudança e todos os dias as coisas mudam um pouco.
Ganhámos liberdade, autonomia, conforto.. Mas perdemos muito, perdemos a união familiar que existia, perdemos a segurança em andar na rua sem receio..
Os dois mundos têm vantagens e desvantagens, nenhum é melhor que o outro. O que precisamos é de saber aproveitar o que de bom tem o mundo em que vivemos e tentar sempre torna-lo um lugar melhor para as gerações que ainda estão para vir.