quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Técnica da Genética

Numa sessão com a Marta ela entregou-nos uma ficha que nos dava a conhecer uma lista das novas tecnologias genéticas.

Eu resolvi falar de uma delas aqui.

Xenotransplante

Xenotransplante é o nome que se dá ao transplante de órgãos entre diferentes espécies. Por exemplo, um cão e um porco não podem acasalar e dar origem a descendentes viáveis, mas pode fazer-se um transplante de um para o outro.

O transplante feito entre animais da mesma espécie mas geneticamente diferentes, dá-se o nome de alotransplantes. Nos humanos este tipo de transplante tem um papel muito importante quando envolve órgão, como por exemplo, os rins, o fígado, o coração, a medula óssea. Com isto as pessoas tinham uma esperança de vida maior, como também a duração da mesma.

Claro que isto seria óptimo se fosse assim tão linear, e como em tudo, também tem os seus contras. Um deles é o facto de poder vir a surgir problemas clínicos aos receptores, pois o corpo pode vir a rejeitar o órgão. Apesar de hoje em dia haver inúmera publicidade apelar às pessoas que doem sangue, que doem órgãos, o número de dadores não aumento. Muita gente não está informada, muita gente só se lembra quando acontece a alguém mais próximo.

Neste momento, o transplante das válvulas do porco para o Homem já é um sucesso, mas poderá trazer problemas, como vírus que possam vir do porco e sejam letais para o Homem.

Existe também outro factor, que eu penso que é o que mais influência as pessoas, é os problemas éticos que este tema causa.

Primeiro porque seria um assunto muito falado, toda a gente tinha uma opinião dar, e muitas vezes a nossa opinião pode ficar comprometida por ouvirmos tanta especulação e não irmos nós próprios em busca das respostas às nossas perguntas. Se calhar para já não será possível, mas quem sabe para os nossos filhos..

Certas religiões eram incapazes de aceitar, e os seus crentes sacrificam a própria vida, e a vidas dos seus entes queridos por isto, por não serem aceites.

Em segundo, levanta-se a questão se nós, seres humanos somos superiores aos animais. Com que direito podemos nós sacrifica-los para o nosso bem-estar. Se tudo é um ciclo, nascer, viver e morrer, temos o direito de terminar antecipadamente com a vida de um animal?

O xenotransplante ainda está pouco desenvolvido, mas à medida que a ciência vai avançando, maior será o conflito social que virá.


Deixo aqui uns sites para quem se quiser informar melhor.

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/doacao+de+orgaos+e+transplantes/default.htm


http://www.ipsangue.org/




1 comentário:

Rute Barrocas disse...

A evolução da engenharia genética traz-nos cada vez mais soluções para problemas que anteriormente teriamos acreditado serem impossiveis de resolver. É claro que a questão do que será realmente etico está sempre presente. Nesta e noutras técnicas que a engenharia genética tornou possiveis existe sempre a questão do que se poderá fazer sem levantar problemas eticos.
A verdade é que não se pode agradar a gregos e a troianos.
Os prós e contras de cada nova técnica que surge devem ser tomados em conta com seriedade e espirito crítico para que se chegue a um concenso e seja feito o que for melhor para a Humanidade.